quarta-feira, 22 de maio de 2013

BEM-VINDA AO MUNDO RAFAELA

Há exatos 6 meses a Rafaela chegava ao mundo para proporcionar um dos momentos mais intensos da minha vida. E me deu vontade de contar aqui como foi aquele grande dia.

A data prevista era dia 27 de novembro de 2012, mas ela resolveu adiantar 10 dias e chegou no dia 17 de novembro, completando 38 semanas e 4 dias de gestação. Eu queria um parto natural e foi exatamente como aconteceu.

Às 9:00 do sábado dia 17 de novembro acordei e logo percebi que minhas pernas estavam molhadas por um líquido morninho....minha bolsa havia estourado!!! Na mesma hora acordei o Rafael e disse: "nossa filha está a caminho".
Nos levantamos e começamos os preparativos para ir ao hospital. Estávamos super ansiosos, mas fizemos tudo sem pressa. No curso pré-parto aprendemos que não era preciso correr desesperadamente para o hospital caso o líquido da bolsa fosse claro e sem sinais de sangue. Então aproveitamos e tomamos um banho, depois um café da manhã leve, terminamos de fazer nossas malas, e quase 2 horas depois saímos de casa. Fomos de táxi e o taxista que nos levou perguntou se era necessário correr e eu disse "não, por enquanto está tudo tranquilo". Eu ainda não sentia nenhuma contração e nenhuma dor.



Às 11:00 dei entrada na maternidade do Hospital La Paz em Madrid. Aguardamos na área da recepção de emergências até ser atendida para os primeiros exames. Me fizeram uma ultrassonografia para comprovar a posição da bebê (a cabeça dela já estava bem encaixada), uma exploração para saber se já tinha dilatação (nenhuma) e um exame de sangue.

Às 12:00 me levaram para a sala de dilatação para monitorar o útero e o bebê.  Colocaram o monitor fetal amarrado na minha barriga para controlar os batimentos do coração da bebê e as possíveis contrações.



Às 12:30 fazia 3 horas que a bolsa havia rompido e eu não tinha nenhuma contração, então decidiram induzir meu parto. Colocaram um dispositivo lá dentro da vagina que ia liberar lentamente uma substância para amadurecer o colo do útero e ajudar a desencadear as contrações e dilatação.

Às 13:00 a indução começou a fazer efeito e senti as primeiras contrações. A enfermeira recomendou sair do quarto e dar um passeio pelos corredores da maternidade. O movimento facilitaria a descida do bebê e a abertura do colo do útero. A primeira fase do parto enfim havia começado e eu tinha 1 cm de dilatação.

Às 15:30 me fizeram outro monitoramento com o aparelho para verificar como o útero estava se comportando. De uma hora para outra as contrações aumentaram e eu comecei a sentir uma dor terrível. As contrações vinham a cada dois minutos. Quando eu me recuperava de uma contração logo vinha a próxima. Pedi para o Rafael avisar a enfermeira que eu não aguentava mais de dor e pedi algo para alívio da dor. Mas eu precisava ter pelo menos 4-5 cm de dilatação para receber a anestesia epidural, e eu tinha dilatado apenas 2 cm.

Para aliviar as dores eu tentava fazer as respirações que aprendi no curso pré-parto e segurava firme no braço do Rafael. Mas eu já não suportava mais.

Às 18:00 depois de algumas horas sofrendo com as dores das contrações que vinham a cada minuto, já sem posição nenhuma deitada na cama, nem de pé, sentia uma pressão muito forte, como se fosse a cabeça da Rafaela querendo sair. E era justamente isso que estava acontecendo. Já estava com dilatação total! A enfermeira se apressou e me administrou um enema. Foi questão de minutos para o enema funcionar e em seguida me levaram para a sala de parto.



Às 18:50 entrei na sala de parto e a médica logo me deu duas noticias. Uma boa e uma ruím! A boa era que a cabeça da Rafaela já estava quase para fora, e a ruím é que não era indicado receber a anestesia epidural àquela altura, pois poderia atrasar o trabalho de parto e a expulsão do bebê. Eu precisei decidir se continuava com ou sem anestesia. Eu já estava esgotada com tantas contrações e dores, mas ao mesmo tempo sabia que aquele momento era crucial. Faltava pouco e decidi seguir sem anestesia. Então colocaram um monitor interno para controlar os batimentos da bebê, e um monitor para minhas contrações.

O papai Rafael pôde entrar comigo e acompanhar todo o parto. Ele me apoiou cada segundo, segurou minha mão e me lembrou de tudo que eu precisava fazer. A cada contração um empurrão (uma força sem explicação) e respiração.

Às 19:35 após uns 5 ou 6 bons empurrões nasceu a Rafaela e foi direto para meu colo, ainda conectadas pelo cordão umbilical. Dei um beijo nela e comecei a chorar. Depois cortaram o cordão, extrairam o sangue do cordão para doar, e enquanto esperavam a saída da placenta a levaram para os primeiros exames.

Aquele esgotamento físico havia ido embora e eu já estava pronta para iniciar minha vida de mamãe. E nada melhor do que amamentá-la pela primeira vez, ainda na sala de parto.



O nascimento da Rafaela foi uma experiência mágica e inesquecível, uma mistura de sentimentos, esforço, dores, e realização. Foi um lindo trabalho em equipe, do papai Rafael, meu, das enfermeiras, da médica e da própria Rafaela.

Bem-vinda ao mundo Rafaela, minha querida filha!

E vocês, desejam compartilhar a experiência aqui no blog?


2 comentários:

  1. Só quero compartilhar que quero ter um, ano que vem estarei grávida com fé em Deus.

    Bjos Tati,
    Fabi Nascimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi, obrigada por compartilhar aqui no blog em primeira mão!
      Acho muito bacana quando a mulher decide ter um filho e pode se planejar para isso.
      Parabéns pela sua decisão!
      Beijos
      Tati

      Excluir