quinta-feira, 9 de maio de 2013

CURSO PÓS PARTO

Me inscrevi em um curso pós-parto quando a Rafaela completou 2 meses. As aulas foram dadas pela matrona que acompanhou toda minha gravidez. Na Espanha as matronas são enfermeiras especializadas em ginecologia e obstetricia, popularmente conhecidas aqui no Brasil como parteiras.

Foram 4 encontros, todos realizados no Centro de Salud Prosperidad em Madrid. O curso reuniu mulheres que, assim como eu, haviam acabado de dar a luz. Os bebês tinham entre 1 e 3 meses de vida.

Cada aula do curso tinha uma parte prática e outra teórica. Na primeira parte aprendemos a fazer exercícios e massagens relaxantes em nossos bebês. O ritual era muito gostoso. Nosso kit para as massagens: música relaxante, óleo de amêndoas, e muito carinho! Dedicávamos mais ou menos 30 a 40 minutos para as massagens em todo o corpinho do bebê, principalmente rostinho (bochechas, lábios, área ao redor dos olhos), peito, costas, pernas e braços, mãos e pés (todos os dedinhos) e barriguinha. Depois da massagem a Rafaela ficava super tranquila e relaxada e eu aproveitava esse momento para alimentá-la. Logo em seguida ela dormia, assim como os outros bebês, para nós mães seguirmos com os nossos exercícios. Aprendemos a fazer exercícios físicos para o fortalecimento da musculatura pélvica, super importante para ajudar o corpo a voltar ao lugar depois do trabalho de parto.

Na segunda parte teórica aprendemos sobre os cuidados básicos com os recém-nascidos, principalmente alimentação, higiene e hábitos de sono, e também aprendemos sobre os cuidados pós-parto necessários com nosso próprio corpo (e mente).

Foi muito bom ter participado pois pude esclarecer as mil dúvidas sobre os cuidados com a Rafaela, trocar experiências com outras mães que passaram pelo mesmo que eu (parto natural) e sobre nosso dia a dia com os bebês. Aproveitei para relaxar um pouquinho após a forte jornada dos meus primeiros dias como mamãe.

Para a Rafaela foi o primeiro contato com outros bebês. Foram muitos estímulos e novidades, e ela se mostrou muito curiosa com tudo à sua volta. Às vezes parecia que ela era "solidária" com os bebês, pois também começava a chorar quando escutava algum bebê chorando! Corujices a parte, notei que as massagens a ajudavam a relaxar, a dormir melhor e acho até que ajudavam a reduzir as cólicas (felizmente ela teve poucos episódios).

O melhor (e não estava no script do curso) é que estreitamos nossa relação entre mãe e filha, pois ao mesmo tempo que eu transmitia muito carinho com a massagem, eu aprendi a conhecê-la e a captar seus estados de humor. Foi uma bonita troca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário