sexta-feira, 22 de março de 2013

MEUS LIVROS DE CABECEIRA DURANTE A GRAVIDEZ

A descoberta da gravidez foi um momento de muita alegria e felicidade, mas também de muitas dúvidas-preocupações-inseguranças-medos. Que cuidados eu precisava ter com meu corpo? Que mudanças iriam ocorrer dentro de mim? Como seria o desenvolvimento do bebê? E depois, o que fazer com o bebê?

Eu não tinha a menor idéia de como seria a gravidez, mas uma coisa eu sabia, que as respostas para as minhas perguntas seriam devidamente respondidas durante os nove meses que eu tinha pela frente.

Comecei a buscar sites e blogs na internet que tratavam dos assuntos gravidez, bebês, mamães, parto, etc. Também descobri alguns aplicativos para IPhone/ IPod que faziam o acompanhamento diário-semanal-mensal de como o bebê estava crescendo e desenvolvendo, e o que acontecia com a mamãe. Gostei bastante do aplicativo chamado “What to Expect – Pregnancy” que mostra um “tracker” diário avisando de quantas semanas estava, qual o trimestre correspondente, o tamanho do bebê (comparando sempre com alguma fruta ou legume) e a contagem regressiva para o grande dia.



Além dos sites e apps, também me diverti lendo alguns livros que ficaram sobre meu criado-mudo durante toda agravidez.



Pela ordem que aparecem na foto (de cima para baixo):

Embarazo – Guía útil: excelente “guía de bolso” sobre a gravidez - ganhei quando comprei o creme anti-estrias chamado “Velastisa” da marca “Isdin”.
El Alfabeto de la Felicidad: guia de produtos da Chicco – me apaixonei por essa marca italiana.
What to Expect When You´re Expecting: ganhei emprestado, em português significa "O que esperar quando você está esperando".
A Bíblia da Gravidez: ganhei de presente minha cunhada Luciana - é super completo e foi muito útil.
Todo para ti y para tu bebé: guia de produtos do “El Corte Inglés” - maior magazine da Espanha que vende tudo para bebês.

Resultado de tanta leitura?

- descobri um novo, imenso e maravilhoso universo de mamães, papais e bebês,
- curti ainda mais a gravidez,
- me dei conta que minha vida seria totalmente diferente (e muito melhor) depois do nascimento da Rafaela,
- me senti preparada (pelo menos em teoria) para receber a Rafaela em meus braços.

Mas nem todas minhas perguntas foram respondidas com as leituras. Também participei de um curso pré-parto pois sentia muita necessidade de conversar com outras mamães na mesma situação que eu. No curso recebi ótimas orientações das matronas (parteiras), as enfermeiras especializadas em obstetricia que trabalham em conjunto com os médicos durante o pré-natal, e que fazem a maioria dos partos naturais aqui na Espanha (inclusive o meu!).  Mas isso é história para outro post.

Depois que a Rafaela nasceu compreendi que a mãe natureza realmente é sábia e generosa. Eu não precisava entrar em pânico ou me desesperar. Dizem que quando nasce um filho nasce uma mãe e um pai. E foi exatamente isso o que aconteceu. Na prática o que funciona mesmo é o amor e carinho. E isso tínhamos preparado de sobra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário