quinta-feira, 14 de março de 2013

AS VACINAS DOS DOIS MESES

Finalmente havia chegado o momento que eu tanto esperava: levar a Rafaela para tomar as vacinas dos dois meses de idade. Eu estava com o coração apertadinho só pensando como ela iria reagir às suas primeiras picadinhas. Na verdade ela tomou a primeira vacina de sua vida, da Hepatite B, no 3º dia de vida enquanto ainda estava na maternidade. Mas esta eu não presenciei, então para mim seria uma novidade.

A lista de vacinas foi extensa, nove de uma única vez, três picadinhas nas coxas e algumas gotinhas na boca. A enfermeira nos entregou um frasquinho de plástico com uma das vacinas e me deixou dar as gotinhas. Estava um pouco nervosa e tentei não passar minha ansiedade à pequena. Mas foi tudo muito rápido e sem estrés. Ela chorou um pouquinho, o normal, e depois com uns beijinhos e um colinho se acalmou como num passe de mágica.

A lista completa:

Vacinas obrigatórias:

- Difteria
- Tétano
- Tos ferina (coqueluche)
- H. influenza b (meningite, pneumonia)
- Polio inativada (poliomelite)
- Hepatite B
- Meningococo C (meningite e peneumonia meningocócica)

Vacinas opcionais:

- Neumococo (pneumonia, meningite)
- Rotavírus (diarréia, gastroenterite aguda)

Aqui na Espanha existe um calendário de vacinação recomendado pela Asociación Española de Pediatría. Algumas vacinas são obrigatórias (subsidiadas pelo governo) e outras são opcionais. Com a crise, em 2012, foram retiradas do calendário obrigatório as vacinas antineumocócica (Prevenar 13) e a que protege contra o rotavirus (Rotateq), o que significa que tivemos que pagar do nosso próprio bolso. Para ter uma idéia cada vacina custou em média 75 euros.

Descobri que há algumas diferenças no calendário entre as comunidades autônomas, dependendo do risco e incidência das doenças, mas a grande maioria de vacinas é comum em todo o país. Como exemplo, aqui na comunidade de Madrid a vacina BCG não entra no calendário rotineiro para recém-nascidos pois a taxa de incidência da tuberculose é muito baixa. Diferente do que ocorre no Brasil onde a incidencia é alta. Se eu quiser que ela receba esta vacina antes de viajar ao Brasil, precisarei levá-la em um centro específico de vacinação internacional.

No final foi tudo bem. As vacinas não produziram nenhuma reação indesejada, ela não teve febre, vômito nem alergia. No lugar das picadinhas não ficou inflamado nem dolorido. No dia seguinte ela só ficou mais agitada e chorou um pouco mais que o habitual.

Acho que as picadinhas doeram mais em mim e com certeza eu também choraria mais do que ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário