terça-feira, 5 de março de 2013

"ENGORDADERAS"

Quando a Rafaela estava prestes a completar dois meses apareceram umas “bolinhas” brancas e avermelhadas no rosto. Começou com apenas uma ou duas, e logo foram aparecendo mais e mais, até praticamente cobrir quase todo o rostinho dela, as bochechas, queixo, testa, e perto da orelha.



Como mãe de primeira viagem não tinha nenhuma idéia do que poderia ser e muitas dúvidas começaram a aparecer na minha cabeça. Alergia ao leite artificial que ela toma??? Alergia de contato à maquiagem que uso??? Será que coça??? Ela tem uma pele tão fininha e lisinha...como foi aparecer isso??? E como se trata???

Fomos à pediatra e descobrimos que as tais bolinhas eram na verdade o que se chama acne neonatal, popularmente conhecida aqui na Espanha como engordaderas ou granitos de la leche (porque antigamente se acreditava que estava relacionado com o leite devido a sua cor esbranquiçada).

A pediatra nos orientou que é muito comum nos recém nascidos de um e dois meses de vida, e que não havia necessidade de usar nenhum creme ou pomada pois melhoraria de forma espontânea em 2 a 3 semanas. As bolinhas não coçam e não causam dor ao bebê. Também não é recomendado espremer pois podem deixar marcas, e o pior, podem produzir uma infecção. O melhor cuidado neste caso é manter a pele bem limpa com água.

E foi o que fizemos, esperamos pacientemente que desaparecessem sozinhas, e em 3 semanas o rosto dela estava livre das bolinhas e sem nenhuma marca.

Os hormônios que são transferidos ao bebê através da placenta durante a gravidez são os “culpados” por estimular uma maior produção de gordura pelas glándulas sebáceas, obstruindo os poros da pele do bebê e causando a acne.

Malditos hormônios!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário