sexta-feira, 1 de março de 2013

DOAÇÃO DE SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL

O cordão umbilical é um órgão que transmite os nutrientes e oxigênio que o bebê precisa durante todo o período de gestação, e normalmente é jogado fora quando o bebê nasce, o que é uma pena, pois o sangue do cordão é rico em células tronco e pode ser usado para tratar as doenças da medula óssea.

Quando a Rafaela nasceu optamos por doar o sangue do nosso cordão umbilical a um banco público de SCU (Sangre de Cordón Umbilical) em Madrid.

Os trâmites para a doação foram simples. No dia do parto, quando dei entrada no hospital maternidade La Paz, a enfermeira me entregou um documento com toda a informação sobre o processo, um questionário de saúde (eu precisava cumprir uma série de requisitos médicos) e uma autorização que precisava ser assinada por mim.

O processo para recolher o sangue é totalmente indolor e não traz nenhum risco para a mãe nem para o bebê. O cordão foi cortado logo que dei a luz, com a placenta ainda dentro do útero, e para extrair o sangue realizaram uma punção com uma agulha direto na veia umbilical.

O sangue extraído foi levado a um laboratório para estudo e análise para descartar qualquer processo infeccioso que pudesse ter sido transmitido.

Um mês e meio depois do parto recebi uma carta do Centro de Transfusión de Madrid me agradecendo pela doação e informando que o resultado do estudo realizado estava dentro da normalidade, ou seja, nenhuma patologia foi detectada.

O sangue do cordão ficará armazenado no banco público à disposição de qualquer pessoa do planeta que precise de um transplante e que seja compatível com o sangue.

Interessante como um bebê que mal está chegando a este mundo pode contribuir para salvar uma vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário