quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

QUANDO A MAMÃE FICA DOENTE

Até que enfim consegui fazer meu primeiro post no blog. Tudo porque nestes últimos 4 dias passei
alguns apuros (meu intestino está funcionando sem parar), tive febre e um mal-estar terrível.  Hoje fui ao médico e recebi o diagnóstico de "gastroenteritis aguda". Me assustei só de ouvir o nome. Traduzindo, isso quer dizer que eu estou com uma inflamação no intestino produzida por uma intoxicação ou infecção. Algo que comi me fez muito mal. Minha suspeita é o spaguetti ao vôngole que comi dois dias antes dos primeiros sintomas aparecerem. Que triste, podia ser qualquer outra coisa menos o meu prato de massa preferido. Falo isso porque geralmente eu deixo de comer por um tempo aquilo que me fez mal.

Comecei o tratamento hoje logo que voltei do centro de saúde. Tenho que fazer apenas uma mudança na dieta e tomar bastante água para me hidratar, fundamental neste caso. Não preciso tomar nenhum remédio, pois não parece tão grave. Se em 3 dias não melhorar devo voltar ao médico. O curioso é que nas próximas 24 horas não posso comer nada, devo tomar apenas uma limonada alcalina (mistura de água, suco de limão, sal e bicarbonato). Já tomei três copos e até que não é o fim do mundo. A idéia dessa limonada é diminuir o ritmo do intestino. Espero que isso funcione.

Contei essa história antes pra poder dizer que me dei conta de que nós mamães não podemos ficar doentes. Agora que estou no papel de mãe sinto uma necessidade imensa de cuidar da Rafaela, de passar o máximo de tempo com ela. Comecei a escutar uma voz que me diz "agora você tem uma filha". Bem, na verdade essa frase foi dita uma vez pelo meu marido, mas depois passou a ser um lema, uma motivação diária para mim. E nossos filhos precisam da presença e dos cuidados da mãe. E foi nisso que me foquei nestes dias, em cuidar da Rafaela. Não tive forças para cuidar de mais nada, nem da casa, nem de mim mesma.

E como toda história tem dois lados:

Lado bom: a sorte é que o papai da Rafaela está trabalhando em casa estes dias e me ajudou bastante. Fez o café da manhã todos os dias, cozinhou duas sopas deliciosas, colocou a louça para lavar na lavadora (essa é fácil!), e revezou comigo os cuidados com a pequena.          

Lado ruim: a casa continua de pernas pro ar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário